OS LIVROS

Gosto de escrever em diferentes gêneros. Desde 2009, publico em ficção científica, ficção para jovens adultos (YA), poesia contada e não ficção. Conheça um pouco mais sobre meus livros e deixe sua opinião!

capa 3.png
NÃO TÔ PODENDO

SÉRIE EMPODERADAS - VOL. I (E-book Amazon, 2019)

Bateu aquela vontade de ler uma série adolescente com personagens mais "a sua cara"? Em que os jovens sabem, sim, o que estão fazendo e quando não sabem se viram e vão aprendendo? Tem horas que tudo o que a gente quer é se ver representado em histórias para além do crush não correspondido. Até porque foi-se o tempo em que um crush era a única prioridade. 

Não tô podendo, primeiro volume da Série Empoderadas, conta a história de Clara que gostava de João que gostava de Ana. Só que Clara e Ana já foram melhores amigas (e tudo acabou de um jeito muito mal contado, sabe?). A confusão começa quando João pede a Clara que o ajude a conquistar Ana. Mas este não é mais um romance adolescente em que o objetivo das "mocinhas indefesas" é conquistar o "carinha." O segredo, aqui, é descobrir como se constrói uma amizade.

Publicado em janeiro de 2019, Não tô podendo se desenvolve a partir da voz das próprias personagens. Em diários, áudios de zap e consultas ao astral (sim, tem isso também!), descobrimos cada mais sobre jovens que enfrentam um dos períodos mais complicados da vida de um adolescente: o temido terceiro ano do ensino médio.

O e-book traz de brinde o primeiro capítulo do vol. II - Errando Feio - com lançamento previsto para Março de 2020.

GORDA - e outros textos

(E-book Amazon, 2018)

- Em uma conversa memorável, inspiração para o texto Ei, um amigo caiu em conta de que ser gorda ou gordo na sociedade em que vivemos é condição que não permite descanso, marca que nunca se apaga e com a qual se convive vinte e quatro horas por dia. O tamanho de sua surpresa me levou a pensar o quanto ainda vivemos sob a crença de que ser gordo não habita a lista das características físicas e sim das falhas de caráter (ou, ao menos, daquilo que “querendo, se muda”, zona cinza bastante perigosa em termos de preconceito). E não digo isso apenas por conta de sua reação, mas, e principalmente, por conta do que provocou em mim mesma.


Este é um trecho da introdução de GORDA - e outros textos, livro em que reúno trabalhos em prosa poética produzidos entre 2014 e 2018. Sem dúvida, é um de meus trabalhos mais pessoais e inclui experimentos encenados ao longo de minha formação como atriz e dramaturga no curso de Artes Cênicas da PUC-Rio, além de textos desenvolvidos especialmente para o volume.

GORDA aborda termas como a invisibilidade afetiva e a hiper-exposição do corpo gordo, as relações abusivas e seus papéis, as compulsões, a construção da beleza, do amor e da esperança cotidianos. 

As fotos de capa e ilustração do livro são de Deborah Schorr e foram produzidas para a exposição Vênus, que trata dos padrões de beleza femininos.

O MESSIAS DE ANTÔNIA

(Wattpad, 2018)

Antonia é uma jovem mãe solo de 25 anos em busca (um tanto frenética) pelo amor de sua vida. Focada, sabe que nem um acidente sério (ainda que causado por um menino de bicicleta) pode desviá-la de seu propósito (talvez, o médico da emergência seja o motivo de todo aquele transtorno). Adianto que não será, mas, a partir dessa simpática (e um tanto obsessiva) personagem, O Messias de Antonia convida a investigarmos muitas histórias (incluindo a do médico que ela não achou gato), em um livro que pode ser lido como uma série de contos ou um romance completo, à espera do capítulo em que todas as tramas vão se cruzar.

INCOMPLETOS
Coleção Infinitos Mundos

(Presságio Editora, 2017)

E se as suas memórias fossem o preço que você tivesse que pagar pelo seu dom? Mariah não sabe quantos anos tem, mas sabe que está sendo caçada...


Para aqueles que são como ela, as memórias não são confiáveis e amigos são um luxo indisponível. Este é o mundo dos Especiais – seres que se transformam em qualquer coisa que encontrarem em sua mente. Mas todo dom tem seu preço: cada vez que se convertem na memória de alguém, perdem uma das suas. A sociedade tem um nome para esse tipo de pessoa. Um nome a ser evitado. Um nome que ativa o Rastreio Virtual do governo e os leva à prisão. Para a sociedade, eles são apenas Incompletos.


Mariah está em fuga e já não pode confiar em ninguém. Nem em si mesma. Ao deparar-se com um homem que resiste a seus poderes e com um jovem por quem se sente estranhamente atraída, ela pode acabar se tornando uma vítima de seu próprio dom.


Afinal, ninguém consegue fugir para sempre.

Incompletos é parte de uma trilogia. Assim como os demais livros da Coleção Infinitos Mundos, foi premiado pelo PROAC em 2015.

Veja o que dizem sobre Incompletos:

Romanceira

Thaisa G B Lima

Arabesqueando

Amados Livros

BY THE WAY - havia um inglês no meio do caminho

(Publicação da autora, 2013)

- Estava vivendo uma relação de amor e ódio com minha profissão, quando decidi escrever um livro sobre minhas experiências com a língua inglesa. O objetivo do livro era compartilhar experiências da maneira mais sincera possível para compreender melhor meu processo e, quem sabe, incentivar outros professores e professoras, de quaisquer áreas, a fazerem o mesmo. Sempre acreditei que escrever era uma das formas mais eficazes de autoconhecimento. Contar minha experiência - sem muitas pretensões e sem "papas na língua" - era libertador para mim e, com sorte, inspirador para outras pessoas.

By the Way traz relatos cheios de humor sobre minha relação com o inglês (esse moço bonito, cool e malvado), a sala de aula em seus diferentes contextos, o sistema educacional e as possibilidades de mudança. De menina que queria ser atriz de Hollywood à mãe solo aos 19 que precisava impôr respeito nas aulas particulares em empresas, mesmo que ainda confundisse do e does. Da jovem que se emocionou com a primeira carteira assinada à professora de ensino médio que sentia que só conseguia se comunicar com seus alunos via quadro de giz.

Os relatos com alto grau de vulnerabilidade compartilhada viraram podcasts, vídeos e eventos - os Papos de Prof - em que trechos do livro davam origem a intercâmbios com professores atuantes e em formação. Mais do que apenas dar dicas, a ideia deste livro era encorajar a troca de nossas experiências mais profundas quando em contato com alunes, ambientes educacionais e aquilo que despertavam em nós.

COLETÂNEAS

NOVAS CONTISTAS DA LITERATURA BRASILEIRA

(Editora Zouk, 2018)

No inverno de 2017, a Editora Zouk e Casa da Mãe Joanna decidiram publicar um livro de contos inéditos escritos por mulheres. Lançaram, então, um concurso para o qual foram enviados quase mil textos de autoras do Oiapoque ao Chuí.


O painel de seleção, composto por Adélia Mathias, Joanna Burigo, Karina Xavier, Lívia Natália e Rosilene Silva da Costa, recebeu o material para leitura sem saber de quem era a autoria de cada texto. Dentre os trinta finalistas selecionados, estava meu conto O Piano. Leia um trecho:

Não era nada se não fosse sóbria: como os motores de carros, caminhões e motos que teimavam em não invadir-lhe os ouvidos (já anestesiados para os sons da cidade), mas esgarçavam-lhe os olhos da alma com imagens de dura crueza e embotavam-lhe o tato. Tocava uma parede e sentia o cimento. Tocava a si mesma e, na camada de base, o cimento. Tocava outros e outras; tudo era cimento. Não era nada se não fosse sóbria.

Até que o piano chegou à cidade [...]

Novas Contistas da Literatura Brasileira traz o olhar feminino em diferentes gêneros, temas e estilos. Representa, ainda, uma diversidade de vivências, incluindo autoras mais experientes e primeiras publicações.

SOLARIUM
CONTOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA

(Editora Multifoco, 2009)

Bem-vindos ao futuro. Este é o convite que a antologia Solarium faz àqueles que não têm medo de vislumbrar o que ainda está por vir. Cidades perdidas, seres de outros planetas, batalhas monumentais, galáxias distantes, tudo isso faz arte do inconsciente coletivo dos que, um dia, se apaixonaram pelo mundo fantástico da ficção científica.

Neste primeiro volume, participei com o conto X - a última incógnita, minha primeira publicação em ficção científica. No ano de 20XX, um vírus faz parar os computadores do mundo inteiro, pondo em risco mercados financeiros, sistemas de segurança e de manutenção da vida. Para decifrá-lo, as personagens precisarão investigar a fundo sua própria história de vida e as causas de seus ressentimentos mais profundos.

A palavra-chave é: reconciliação.

SIGA-ME

  • Amazon ícone social
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 por SABINE MENDES MOURA Orgulhosamente criado com Wix.com