Buscar
  • Sabine

Lançamos livros on-line, sim! Por que não?

Atualizado: Mar 3

Autores já podem dispensar a famosa mesinha presencial em livrarias.

E mais: sem abrir mão dos autógrafos!

Lançamento de GORDA - e outros textos no Insta: leituras + perguntas e respostas

Quando comecei minha carreira de escritora publicada, tudo o que eu mais queria era uma mesinha com pilha de livros a serem autografados para chamar de minha. De preferência, em uma livraria, né? Afinal de contas, esse tipo de #lançamento garantiria o #sucesso de qualquer obra que eu publicasse. Notem que eu usei a palavra "garantir."


SIM, EU ESTAVA ILUDIDA.


Sem dúvida, esse tipo de exposição pode ser muito bacana (ou muito estressante, tema para outro post!). No entanto, o trabalho envolvido no lançamento e comercialização de um #livro - incluindo a definição de estratégias de #marketing e #distribuição - vai muito além da tal mesinha. Além disso, de uns tempos pra cá, as livrarias têm enfrentado uma forte crise enquanto modelos alternativos de criação de público crescem vertiginosamente.


OS TEMPOS MUDARAM

Meu livro GORDA - e outros textos (2018), publicado pelo KDP/Amazon, foi lançado em uma live altamente interativa no Instagram, com leitura de textos, seção de perguntas e respostas, além de um bom número de visualizações.

O melhor de tudo? Custo zero! Não sei se vocês notaram pelos quadros fantásticos e o papel de parede vintage na foto, mas estou sentadíssima em minha casa. Tudo bem que meu celular estava apoiado em uma trapizonga composta por: a) uma lata gigantesca de biscoitos (daquelas de Natal, sabe?), b) alguns livros e c) um copo de vidro. Tudo isso para que o ângulo de câmera funcionasse bem.


MAS NÃO É SÓ APERTAR AO VIVO NÃO...


Um dos motivos pelos quais eu não tive tempo para comprar um tripé (ai ai) foi justamente o fato de que, no mundo on-line, lançamentos como esse exigem muito trabalho prévio. Com o quê? - você pode estar se perguntando - Se nem de tripé precisa... Bem, com uma coisinha fundamental chamada geração de público.


VENHAM, VENHAM, VENHAM TODES!!!!

Dois meses antes do lançamento, eu já estava produzindo material de divulgação, engajando meus leitores e fazendo pesquisas de opinião para saber se preferiam que o evento ocorresse no Face ou no Insta.

Se você der uma olhada no que dizem sobre #geraçãodepúblico, vai descobrir que dois meses é bem pouco, considerando a quantidade de informações que circulam na web e todas as dificuldades envolvidas em tirar um tempo para prestigiar um evento qualquer. Tendemos a nos esquecer disso, mas há uma infinidade de livros, séries e obras de arte bacanas sendo lançadas todos os dias.


Recentemente, assisti ao Congresso Internacional on-line de Mulheres na Área de Publicação (Women in Publishing Summit), em que pude aprender mais sobre como as redes sociais, as plataformas de cursos on-line e os diferentes aplicativos disponíveis na Internet podem facilitar a vida de autores. Especialmente, aqueles que pretendem explorar circuitos menos convencionais de distribuição de livros.


AUTOGRAFANDO NA WEB

Uma das palestrantes contou que autografou seus livros on-line. Ela separou um certo número de cópias em casa e seus leitores compravam via link na internet. Assim que a compra era efetuada, ela assinava o livro ao vivo.

CRIATIVIDADE É TUDO


Não dei autógrafos on-line com "GORDA e outros textos", já que se tratava de um e-book. Mas nem isso deve ser um problema no futuro: estou pensando em enviar cópias separadas com minha assinatura digital para aqueles que prestigiarem o lançamento.


Usar a #criatividade para criar proximidade e intercâmbio direto com seus leitores é o ponto fundamental dessa história toda. Isso permite que você esteja em contato com pessoas que jamais conheceria se tivesse de recorrer às estratégias presenciais.


Com a ajuda dos recursos disponibilizados pela #web, há muito que podemos fazer. Imagine, por exemplo, lançar seu livro de não ficção em um curso gratuito de uma ou duas horas sobre o mesmo tema da obra. Com tantas plataformas de gestão de conteúdo por aí, por que não?


0 visualização

SIGA-ME

  • Amazon ícone social
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2019 por SABINE MENDES MOURA Orgulhosamente criado com Wix.com